Alimentos Super Premium o que são???
No Brasil, hoje, temos diversos tipos de alimentos com qualidades diferentes. Para facilitar o entendimento, vamos classificá-los em três grupos.
a) Alimentos Populares – São produtos mais baratos que existem no comércio. Normalmente, formuladas com subprodutos da alimentação humana ou mesmo animal. Tais ingredientes são de baixa qualidade, não tendo uma absorção de 100% dos nutrientes necessários a serem assimilada pelo seu organismo.
b) Alimentos “Standard” – São produtos de empresas de renome, na maioria das vezes, buscam através da mídia uma fatia maior do mercado consumidor. Por serem produtos de empresas maiores, têm um compromisso maior com a sua qualidade e são formuladas com ingredientes qualitativamente melhores que os alimentos populares. Porém ainda não são “ideais” quanto à digestibilidade e nutrição, porque se alcança o percentual nutricional com ingredientes de menor digestibilidade. Quanto ao custo, estão numa faixa intermediária de preços.
c) Alimentos Premium – São produtos de melhor qualidade, por isso mais caros. Porém não possuem ainda formulação baseada em produtos padrão humano nem tão pouco mantém a mesma formulação de lote para lote, isto é, um dia você compra uma formulação x no mês seguinte a formulação é y.
d) Alimentos Super Premium - são assim classificadas a partir de um certo percentual de digestibilidade, o que pode variar de acordo com os interesses dos fabricantes, pois não há um “padrão” neste sentido. Como consumidor, para saber se a ração é de alta digestibilidade, ou não, basta analisar na embalagem os ingredientes que compõem a ração. As fontes alimentares devem ser de padrão humano, e as fontes de gordura provém óleos vegetais nobres como, por exemplo, óleo de linhaça. É bom desconfiar de produtos que têm em sua relação de componentes coisas como corantes. O que pode aumentar a digestibilidade da ração é a presença de fibras de moderada fermentação (p.ex. polpa de beterraba branca), que aumenta a eficiência absortiva dos enterócitos. Outro ingrediente que melhora a digestibilidade são os F.O.S. (fruto oligo sacarídeos), que alimentam a microbiota intestinal, ou seja, beneficia o crescimento de “boas bactérias” no intestino, o que leva a uma melhor fermentação do bolo alimentar.
Obs.: As rações para serem consideradas Super Premium passam por um criterioso processo de teste de qualidade, só assim pode receber a autorização para imprimir em seus rótulos a inscrição ALIMENTO SUPER PREMIUM.
Resumindo, quando compramos um alimento para o amigo penudo, devemos estar atentos aos níveis de garantia (percentuais de proteína, gordura, etc. ) e a qualidade dos ingredientes. Os alimentos Super Premium têm maior digestibilidade que os outros, obviamente o animal vai comer menos, o que ameniza o preço. Promovem, ainda, uma vida mais saudável. e reduzem o volume das fezes do animal.
Em se tratando das marcas mais faladas no mercado, citamos exemplos de alimentos e suas classificações:
a) Alimentos Populares: Rações vendidas a granel onde a mistura de sementes é feita pelo lojista sem qualquer supervisão veterinária ou de um zootecnista.
b) Alimentos “Standard”: Mainá, Nutripássaros, CC, Nutrifloc.
c) Rações Premium: Alcon, Birdmix, Supramix.
d) Rações Super Premium - Nutrópica, Megazoo.