Cuidados no verão
Com a chegada do verão, devemos ter preocupação redobrada com os efeitos do calor.
De modo poder proporcionar à sua ave, um verão mais fresco e confortável, enumeramos a seguir alguns cuidados que poderão ser tomados:
- Controle da temperatura no interior da casa.
- Se possuir ar condicionado, nunca deixe sua ave próxima á saída do ar frio.
- As aves tem uma capacidade natural de se adaptar as variações suaves de temperatura, no entanto caso fiquem muito expostas ao frio, podem adoecer.
- Programe o ar condicionado a uma temperatura ambiente normal e constante.
- Não deixe elas na frente de ventiladores também.
- Evite deixa-las em local de produção de calor como na cozinha.
- Verifique várias vezes ao dia se as aves tem água fresca e limpa.
- Afaste a gaiola da janela ou de local que bata sol diretamente.
- Um sintoma de calor, é quando elas ficam de bicos abertos e asas ligeiramente abertas, nesse caso, leve-a pra um local mais fresco, para que não fique desidratada.
- Se os sintomas persistirem, não exite em levá-la a seu veterinário de confiança.
- Durante o verão, quando a temperatura e a umidade aumentam, o ambiente se torna extremamente propício ao aparecimento de bactérias e mosquitos. Nesse sentido, os cuidados com a higiene e a alimentacão de sua ave deverão ser reforçados.
- Mantenha a gaiola sempre limpa sem restos de comida e dejetos. E jamais utilize produtos tóxicos.
Agindo dessa forma você reduzirá drasticamente as chances de aparecerem formigas e mosquitos. Ofereça sempre água, verduras e frutas frescas.
Você pode oferecer uma banheira com água pra elas se refrescarem, mas cuidado, não deixe que fiquem a frete de correntes de ar, principalmente depois do banho, duas a três vezes na semana.
Você pode usar um borrifador, não use os frascos vazios de produtos de limpeza, um borrifador só pra elas é o ideal, custa baratinho.
Esses são apenas alguns dos cuidados que você deve ter com sua calopsita principalmente nos dias quentes de verão. No entanto, dada a fragilidade e sensibilidade delas, recomendo sempre a observação, tanto de comportamento, quanto na alimentação, nas fezes e no humor. Sempre que notar alguma reação ou comportamento anormal, recomendo que leve ao veterinário. Espero que tenha ajudado.